Você deve ter uma marca de roupa, comida ou até de perfume favorita, não é mesmo? Até mesmo em setores onde a aquisição não é tão frequente, como um carro, por exemplo, é muito fácil identificar marcas que estão presentes no gosto de muita gente.
Quando o assunto são artigos luxuosos, são justamente os conceitos das marcas que definem o posicionamento das empresas e, consequentemente, seu valor. É possível que ao comprar uma bolsa da Louis Vuitton, por exemplo, o cliente não saiba que a marca se encaminha para o seu segundo centenário, porém, os conceitos de excelência e qualidade que a grife consolidou com o passar dos anos foram fundamentais para a imagem que as pessoas têm dos seus produtos atualmente.
É por isso que a definição de imagem que importa no momento da construção de uma marca que está situada em qualquer nicho ou segmento. Essa imagem deve se comunicar perfeitamente com seus consumidores, com um apelo emocional e claro, com garantia de qualidade através da atribuição de valores racionais e, até mesmo, ao envolvimento político na sociedade, se posicionando claramente quando falamos de questões sociais. Esse último fator vem ganhando muito engajamento nas redes sociais por conta dos acontecimentos no país, reforçando com quem o público quer se relacionar e de que forma essa empresa vai acolher os mesmos ideais.
A construção de uma marca de sucesso não é um processo que pode ser descrito como uma receita de bolo, pois engloba uma variedade gigante de valores subjetivos e históricos. Por isso não podemos deixar de levar em consideração o ensinamento de Charles Darwin, que diz ser preciso evoluir para manter-se vivo. Em outras palavras, podemos estabelecer conceitos que mantenham as marcas fiéis à sua origem, mas adaptadas aos novos tempos.